O presidente da principal potência mundial, Donald Trump, disse à imprensa que a tempestade que se aproxima é muito perigosa. Geórgia e Flórida, dois estados dos EUA, já decretaram estado de emergência.
Dorian, como é apelidado o furacão que se aproxima, foi classificado como categoria 4 e vem ganhando grande força na manhã deste sábado (31), o furacão vem se aproximando do noroeste das Bahamas (arquipélago bem próximo de Miami) e segue no sentido à cidade, localizada na costa leste da Flórida. Meteorologistas afirmaram que a previsão é de que o furacão Dorian chegue pela manhã de domingo (01).
“Tudo vai piorar, de acordo com a espera que os ventos de força do furacão sigam”, disse o Vice-Diretor do Departamento de Meteorologia das Bahamas, Basil Dean, em entrevista à CNN, na manhã deste sábado (31).
Segundo o último boletim oficial, emitido pelo Centro Nacional de Furacões (NHC), Dorian se movimenta de forma lenta, mas provoca ventos de aproximados 215km/h, ao leste de West Palm Beach, Flórida, e aproximados 645km/h no leste das Bahamas.
ESTADO DE EMERGÊNCIA
A Flórida decretou estado de emergência recentemente, Ron DeSantis, governador do estado, convocou aproximadas 2.500 tropas da Guarda Nacional e mais 1.500 tropas estarão prontas para socorro.
Em previsão, divulgaram que o furacão chega as terras americanas pelo fim da segunda-feira (2) ou até no começo de terça-feira (3). Enquanto isso, o furacão ganha forças a medida que avança. Por outro lado, os ventos causados por Dorian já podem ser sentidos mais cedo, logo no sábado (31).
TRUMP CANCELA VIAGEM
O presidente, Donald Trump, cancelou uma viagem marcada para a Polônia e ainda confirmou que a tempestade que se aproxima é extremamente perigosa. “Esta será uma tempestade muito perigosa, peço a todos que se preparem e se protejam”, disse o presidente.
De acordo com a agência France Presse, Hubert Minnis, primeiro-ministro das Bahamas, deixou todos em alerta e disse que a população vai enfrentar um “furacão forte e extremamente mortal”, é necessário fazer a evacuação da população pela rota em que ele irá passar.
“Não sejam burros tentando enfrentar esta tempestade. O preço que ele irá cobrar será caro demais, suas vidas”.
Ron DeSantis, governador da Flórida, pediu nesta sexta-feira (30) que a população se atente e se prepare para um “evento de vários dias”.