É sabido que cada organismo reage de uma forma quando infectado com o novo coronavírus. No entanto, a ciência se preocupa em achar o número de dias que uma pessoa demora para se recuperar da Covid-19.
Tudo vai depender da gravidade dos sintomas e de como o corpo está, considerando idade, sistema imunológico, doenças crônicas, dentre outras coisas. Mas, sabemos que em média, uma pessoa demora em torno de 14 dias para se livrar dos sintomas da Covid-19.
LEIA TAMBÉM:Boa Notícia! Teste para produzir remédio contra a covid-19 começa com pacientes internados em SP
Em casos de sintomas leves, como dor no corpo e na garganta, fadiga e dor na cabeça o tempo de tratamento pode ser mais breve, em média de duas semana, no entanto a febre costuma baixar em alguns dias mas a tosse pode permanecer por mais tempo.
Para sintomas mais agravados, ou seja, todos os anteriores mais respiração dificultada e inflamações no pulmão, a melhora pode demorar em média de duas a oito semanas. Isso se deve ao fato de pacientes terem que ser internados para receber oxigênio e tratar as inflamações.
Caso o paciente necessite de internação na UTI, aí a coisa fica mais séria, já que o tempo estimando para voltar à vida normal, com todos os compromissos cotidianos pode demorar de um ano a um ano e meio. Todo esse tempo se deve a perda de massa muscular, já que o paciente provavelmente vai ficar um longo tempo internado no hospital, fisioterapia se torna essencial e é um processo que demanda paciência e tempo.
Um outro viés das consequências da Covid-19 são os problemas psicológicos provenientes da quarentena, da infecção da doença e também das perdas que o novo coronavírus pode levar as pessoas. Ansiedade, depressão, delírios estão sendo cada vez mais relatados aos profissionais de saúde da área psicológica.