NOTÍCIAS E CURIOSIDADES DO BRASIL E DO MUNDO

test

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Líder do PCC foge de prisão domiciliar concedida devido à pandemia


Valacir de Alencar, um dos líderes do PCC no Paraná, que responde por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e porte de armas e havia sido condenado a 76 anos de prisão, foi colocado em prisão domiciliar devido à pandemia do Coronavírus. Poucas horas depois, sua tornozeleira foi rompida e ele fugiu.
O criminoso já havia fugido em julho de 2019; ainda assim, o juiz Diego Paolo Barausse julgou conveniente atender a pedido da defesa – que alegou ser o acusado hipertenso e fazer parte do grupo de risco de contágio do novo Coronavírus – e conceder o benefício da prisão domiciliar a Valacir.
O juiz fundamentou sua decisão com a justificativa de que a Penitenciária Estadual de Piraquara está superlotada e não conta com unidade de atendimento médico, ignorando alerta que o MP do Paraná já havia feito, no sentido de que o encaminhamento para prisão domiciliar deveria seguir critérios rigorosos e levar em conta os tipos de crimes cometidos e envolvimento do sujeito com o crime organizado.
A fuga foi informada à Justiça pelo Departamento Penitenciário do Paraná, que publicou a nota a seguir:
“O Departamento Penitenciário do Paraná informa que, no dia 26/03, a defesa do preso Valacir de Alencar requereu à 1ª Vara de Execuções Penais o benefício do cumprimento da pena em regime domiciliar, alegando problemas de saúde.
No dia 02/04, o pedido foi deferido, em virtude de que o Poder Judiciário entendeu que se tratava de um preso integrante do grupo de risco para o novo coronavírus (Covid-19), expedindo-se o Mandado de Monitoração n.º 1159340-73, o qual foi cumprido no dia 17/04/2020 às 10h23.
Às 15h23 deste mesmo dia, constatou-se no Sistema de Monitoração Eletrônica o rompimento da tornozeleira. A Central de Monitoração do Depen comunicou a violação ao Juízo, tendo a Divisão Jurídica requerido as medidas processuais cabíveis.
As polícias Militar e Civil estão na busca do referido preso e pede a colaboração da população para que repassem quaisquer informações que possam colaborar na prisão do foragido anonimamente através do Disque Denúncia 181 ou ainda pelo 190 da Polícia Militar.”

Post Top Ad

Your Ad Spot