Acabou ocorrendo nesta segunda-feira (05) uma triste notícia, o Clube de Regatas Vasco da Gama perdeu um dos personagens mais importantes de seu enredo. O ex-presidente da equipe, Antônio Soares Calçada, tinha 96 anos, e estava internado a começar de o começo de julho em um hospital na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, e veio a perecer por complicações oriundas de uma infecção abdominal.
Calçada é reconhecido por suceder o presidente mais triunfante da história do Vasco, tendo em vista sua administração no tempo entre 1983 e 2000, época em que foi conquistada boa parcela dos títulos mais importantes da equipe carioca. Liderando o clube em conquistas conforme: Libertadores, Copa Mercosul, três Campeonatos Brasileiros e seis cariocas.
Após o término de seu mandato, Calçada jamais se desvinculou inteiramente do clube, passando a conquistar o cargo de presidente de honra. Sua última comunicação política no Vasco foi na eleição de 2017, embora aliou-se à chapa derrotada de Júlio Brant, candidatando-se à vice-presidência geral.
Diante do perecimento de Antônio, o clube se manifestou em seu site oficial homenageando o percurso vitoriosa do ex-presidente. Além disso, o craque Edmundo, que foi figurante em parte dos títulos conquistados entrementes o mandato de Calçada, igualmente fez um pronunciamento em seu perfil do Instagram.
O animal, conforme é carinhosamente denominado pela torcida vascaína, postou uma foto ao lado do falecido e enalteceu sua afeição ao clube. Edmundo destacou que Calçada dedicou sua vida ao Vasco e disse: “Sr calçada! Uma vida dedicada ao Vasco! Descance em PAZ”.
através da época de 1954 e 1955, essa base já estava em declínio. Dispensei o (goleiro) Barbosa, o Chico e o Augusto Calçada se recordou, em entrevista ao repórter Tim Lopes na revista “Placar”.
Foi posto que começou a ajustar o clube supercampeão carioca, em 1958. Naquele ano, o Estadual foi notável pela tripla equivalência de pontos entre Flamengo, Botafogo e Vasco, e acabou decidido em seguida de dois triangulares. O cruz-maltino contava juntamente com os reforços de Vavá, Sabará, Laerte e Almir Pernambuquinho. Já naquela época Calçada começava sua glória de exímio negociador.