Mais de 30 milhões de brasileiros já receberam o auxílio emergencial, que é um benefício financeiro destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, que tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do coronavírus.
Existe ainda um grande número de pessoas que não receberam a primeira parcela e sequer foram aprovados no Ministério da Cidadania para ter acesso ao benefício.
Muitos brasileiros não sabem ou têm dúvidas sobre quando serão pagas as três parcelas do benefício prometida pelo governo, são tantas informações rodando nas redes sociais e internet, muitas vezes informações falsas que acabam deixando a população confusa.
Segundo o ministro da cidadania, Onyx Lorenzoni, a primeira parcela é efetuada sete dias úteis após aprovação do cadastro realizado pelo site ou aplicativo da Caixa Econômica Federal. Já a segunda parcela deve ser efetuada entre os dias 8 e 15 de maio.
A terceira parcela do auxílio deverá ocorrer também no mês de maio, respeitando as datas no calendário do mês de aniversário.26 de maio, para nascidos de janeiro a março, 27 de maio para nascidos de abril a junho, 28 de maio para nascidos de julho a setembro e 29 de maio para nascidos de outubro a dezembro.
Os inscritos no programa Bolsa Família receberão de acordo com calendário comum do benefício, respeitando o número final do NIS. Siga o calendário abaixo: